19° C
min 17° | máx 27°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Notícias

Municípios da AMEG cancelam festejos de Carnaval em 2.022

07/12/2021

.:: municipios_da_ameg_cancelam_festejos_de_carnaval_em_2022_54718_1_pt_035411.jpg ::.

Prefeitos dos municípios da região, inclusive Paraíso participaram de mais uma assembleia e elegeram nova diretoria Foto: Divulgação

Os prefeitos das cidades da região filiados a AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) decidiram durante realização de assembleia que não haverá festa de carnaval em 2.022. A medida leva em consideração a possível chegada da quarta onda do Covid-19 que pode ter a variante Ômicron. Ainda em função dos efeitos do coronavírus as prefeituras cancelaram as festividades de fim de ano e da virada.

A decisão foi tomada em conjunto pelos prefeitos durante realização da última assembleia geral extraordinária deste ano, ocorrida no dia 2 de dezembro, em São José da Barra. A medida leva em consideração a questão da segurança sanitária e um trabalho em conjunto para combater a possibilidade de uma nova onda.

Com isso nenhum dos municípios filiados a associação irá promover os festejos carnavalescos que costumam em aglomeração grande número de pessoas da região e também turistas de diferentes regiões do Brasil.

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, já havia se manifestado antes mesmo da assembleia. Na oportunidade ele informou que a Prefeitura não irá apoiar nenhum evento relacionado ao carnaval. Na cidade, também já havia sido anunciado o cancelamento da Congada, com os desfiles noturnos na Praça Comendador José Honório, pelo mesmo motivo, cautela em relação a pandemia.

Ainda na região, em São Tomás de Aquino, única cidade onde tinha sido anunciada a Festa de Congo no fim de ano, o evento também foi cancelado. O anúncio foi feito pelo prefeito Daniel Ferreira da Silva, que justificou que a decisão foi tomada no sentido de precaução em relação a propagação da Covid-19.

Desde o anúncio inicial a Prefeitura da cidade já havia alertado que a situação poderia sofrer alteração. Com o aparecimento da nova variante da doença, as autoridades de saúde emitiram alerta devido as suas mutações e por ela agir onde as vacinas não atuam.

Da mesma forma nas cidades onde se costuma celebrar a chegada do ano novo com queimas de fogos de artifícios e shows populares, as comemorações também foram canceladas.

Ainda na região da AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Alta Mogiana) também de forma conjunta os prefeitos em reunião realizada em plataforma on line decidiram pela não realização do Réveillon e do Carnaval 2.022.

A proposta leva em consideração aos possíveis impactos que podem ser ocasionados após estes festejos e a instabilidade de infecções e internações enfrentadas, mesmo com o avanço da vacinação. Cada prefeitura será responsável pela autorização ou não da realização de festas particulares.

ELEIÇÃO 
Do encontro dos prefeitos da AMEG em sua 181ª Assembleia Geral Ordinária, que além dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e convidados, ocorrida na Câmara Municipal de São José da Barra, foi realizada eleição da nova diretoria. Por aclamação, foi eleito presidente Filipe Cardoso Carielo, prefeito de Carmo do Rio Claro. O vice-presidente é Paulo Sérgio Leandro de Oliveira (São José da Barra) e 2º vice-presidente, Celso Henrique Ferreira (São João Batista do Glória).

Para o Conselho Fiscal foram escolhidos Daniel Ferreira da Silva (São Tomás de Aquino), Diego Rodrigo de Oliveira (Passos) e Cristiano Geraldo da Silva (Capitólio). Para o Conselho Administrativo foram eleitos Suely Alves Ferreira Lemos (Delfinópolis), Luiz César Guilherme (Capetinga) e Luiz Gonzaga Cintra (Claraval). Os mandatos terão início em 1º de janeio e previsão de término em 31 de dezembro de 2.022.

Último evento de carnaval realizado em 2020 reuniu multidão no Jardim Mediterranée em Paraíso

Fonte: Jornal do Sudoeste