20° C
min 17° | máx 25°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Notícias

Câmara de Paraíso solta balões em homenagem às vitimas da covid-19

27/10/2021

.:: camara_de_paraiso_solta_baloes_em_homenagem_as_vitimas_da_covid_19_54272_1_pt_035805.jpg ::.

Solenidade no pátio do Legislativo reuniu familiares e amigos das 280 vítimas da Covid

Solenidade no pátio do Legislativo reuniu familiares e amigos das 280 vítimas da Covid Foto: Luiz B. Paula

Na manhã de domingo, 24, a Câmara Municipal prestou homenagem aos 280 paraisenses que perderam suas vidas devido à Covid-19. Em solenidade realizada nas dependências externas do Legislativo foi realizada a soltura de balões cada um contendo uma semente de ipê. “Todas estas pessoas eram queridas, tinham famílias e contribuíram cada uma a sua maneira para o nosso município”, disse o presidente Lisandro José Monteiro.

O evento realizado no pátio da Câmara contou com a presença dos vereadores Vinício Scarano Pedroso, Maria Aparecida Cerize Ramos e Luiz de Paula, além de servidores da casa. Também compareceram familiares e amigos das vítimas do coronavírus entre elas a do vereador eleito Márcio Aurélio de Melo, que faleceu na véspera de ser empossado. Ao longo da pandemia vários vereadores e funcionários da Câmara também contraíram a doença ao ponto de ter que ficar fechada em duas ocasiões.

Durante pronunciamento o presidente Lisandro Monteiro disse que a ação realizada em homenagem às vítimas era uma das mais importantes dentro da programação dos 200 anos de Paraíso. “Sem dúvida é uma ação representativa porque neste momento em que dedicamos nosso tempo para elevarmos nosso pensamento a Deus, em oração, pelas 280 vítimas que tiveram suas vidas interrompidas. Infelizmente um marco triste para o mundo e para o nosso município”, comentou. Ele destacou que ficou um vazio no coração dos familiares e na história da cidade a cada partida.

“Mas eles sempre serão lembrados por aqueles que ficaram. A todas as famílias paraisenses estendemos nossa solidariedade. Por mais difícil que seja precisamos unir forças para continuar a luta”, declarou.

O vereador Vinício Scarano disse ser aquela uma homenagem simples e singela a todas as vítimas e familiares. Ele também citou os profissionais de saúde, “são guerreiros, pois, ajudaram a salvar tantas outras vidas que poderiam ter sido perdidas”, ressalta.

Na mesma linha de pensamento a vereadora Cidinha Cerize que também trabalha como chefe de Fisioterapia na Santa Casa, chegou a emocionar-se e foi às lágrimas. “Estive recentemente na UTI vazia e meu coração se alegrou por não termos nenhum paciente internado lá. Parabéns a todas as equipes da saúde e a todos os profissionais que trabalharam intensamente para levar conforto e carinho a todos. Perdemos 280, mas salvamos muitas vidas também”, enfatizou.

Para o vereador Luiz de Paula que também foi uma das vítimas da Covid-19, mas que conseguiu vencer a doença os 15 dias que ficou internado foram muito significativos. “Sei a importância disso tudo. Perdi meu pai e muitos amigos para esta doença. Sentimos saudades, mas é o marco o sentimento maior que fica”, descreve. Em seguida ressaltou que ainda não é tempo de relaxar. “Estamos ricos quando temos saúde, esta é uma doença perigosa e temos de precaver para não acontecer outras perdas. Vejo muita gente sem máscara, nas baladas e depois não se pode reclamar de Deus e que nem tem sorte”, alerta.

Após os pronunciamentos Lisandro Monteiro solicitou um minuto de silêncio e em seguida conduziu a prece do Pai Nosso. Na seqüência foi realizada a soltura dos balões. “Hoje mais do que nunca entendemos que a vida e a saúde são nossos bens mais preciosos e continuaremos trabalhando firmemente para isso”, declarou.

Dentro de cada balão foi colocada uma semente de ipê, árvore simbólica da cidade. “Representa  as 280 vidas perdidas para a Covid. Nossa esperança é de que elas germinem e se transformem em novas vidas e se tornem permanentes, representando os paraisenses que tanto farão falta, na nossa vida e na nossa história”, finalizou.

Fonte: Jornal do Sudoeste