° C
min 16° | máx 29°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Notícias

Paraíso vacinará adolescentes contra a Covid-19 a partir da próxima semana

21/09/2021

.:: paraiso_vacinara_adolescentes_contra_a_covid_19_a_partir_da_proxima_semana_53716_1_pt_040435.jpg ::.

São Sebastião do Paraíso pretende concluir nesta terça-feira,21, a vacinação da primeira dose para os públicos com idade a partir de 18 anos. Já na próxima semana, conforme informações do prefeito Marcelo Morais deverá ter início a imunização para os adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos, a começar por aqueles que possuem algum tipo de comorbidades.

O Governo de Minas confirmou a manutenção da vacinação para este público mesmo depois que o Ministério da Saúde havia divulgado uma nota informando ser desnecessário o atendimento a esta parcela da população sem comorbidades.

Conforme o prefeito Marcelo Morais o município aguarda para os próximos dias da divulgação por parte do Governo de Minas da Nota Técnica, referente a vacinação de adolescentes. "Também esperamos que nos sejam enviadas as doses para que possamos iniciar a vacinação. Resolvidas estas questões a nossa intenção é iniciarmos a vacinação de adolescentes com comorbidades já na próxima semana", anuncia.

Enquanto isto, nesta semana em Paraíso estão sendo vacinadas com a primeira dose, as últimas pessoas com idade a partir dos 18 anos, mesmo com ajustes no calendário. Na segunda-feira,20, por exemplo, estava prevista a imunização de pessoas com 19 anos, mas o atendimento precisou ser adiado por falta da vacina Astrazeneca. 

O material distribuído pela Secretaria Estadual de Saúde, chegou até a regional em Passos, mas redistribuição aos municípios somente ocorre a partir desta terça-feira,21. "A Prefeitura informa que a vacinação do público que recebeu a primeira dose de Astrazeneca em 28 de junho, com data marcada para a segunda dose  segunda-feira,20 de setembro, será reagendada. A expectativa será receber as vacinas nesta terça (21). Conforme divulgado pela Prefeitura a vacinação deste público acontecerá no próximo sábado,25 de setembro.

Nesta terça inicialmente está previsto o atendimento de primeira dose para o público de 18 anos. O calendário geral da segunda dose passou por reagendamento para que a equipe de vacinação conseguisse avançar as faixas etárias da primeira dose. O atendimento acontece na Arena Olímpica no período de 9 às 16 horas.

Adolescentes
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nota na qual se manifesta favorável à vacinação contra a covid-19 de todos os adolescentes, com ou sem comorbidades. A posição foi mais uma reação contrária à recomendação do Ministério da Saúde de suspender a imunização de adolescentes sem comorbidades.  Segundo a SBP, até o momento, a pasta registrou 2.416 mortes por covid-19 entre adolescentes, número maior que o conjunto de outras doenças imunossuprimíveis. O texto cita um estudo nacional que aponta risco de morte pelo menos duas vezes maior para pessoas a partir dos 12 anos em relação a crianças com idade entre 2 e 11 anos.

No documento, a entidade destaca que, apesar de uma ocorrência menor da doença entre adolescentes, o grupo não está isento de formas mais graves e de sequelas, com impactos cognitivos e no aprendizado. A entidade defende que o controle da cadeia de transmissão da doença passe por uma “ampla cobertura vacinal” da população.

A SBP destaca ainda que o uso da vacina da Pfizer/BioNTech em adolescentes foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que a dose foi testada em ensaios clínicos que demonstraram segurança, eficácia e imunogenicidade. O texto pontua que o imunizante foi aprovado por autoridades sanitárias de outros blocos, como União Europeia, e é utilizado em 14 países, com milhões de doses já aplicadas.

Fonte: Jornal do Sudoeste.