17° C
min 16° | máx 22°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Notícias

Rádio Assembleia completa 20 anos de serviço de informação

08/09/2020

.:: radio_assembleia_completa_20_anos_de_servico_de_informacao_48455_1_pt_083219.jpg ::.

Aos 20 anos, completados em abril deste ano, a Rádio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) consolida sua maturidade de serviço radiofônico no Legislativo mineiro. A emissora congrega conteúdos de agência de notícia, página no Portal, rádio web e rádio interna.

Mais recentemente, começou a trilhar os caminhos das novas tecnologias de distribuição e produção, marcando presença em plataformas digitais, seja com a geração de streaming (rádio em tempo real) ou com a produção de conteúdos em formato podcast.

Em 2020, passou a oferecer aos seus ouvintes dois novos produtos: o Politizapodcast que apresenta temas variados mostrando o quanto o fazer político interfere na vida dos cidadãos, e o Repórter Assembleia Regional, um dos serviços da rádio na versão agência de notícias. 

Segundo a gerente de Rádio, Rosangela Rabelo, na agência de notícias, além de disponibilizar conteúdos na internet para download240 emissoras do Estado são as atuais parceiras de transmissões ao vivo de noticiários, direto da Capital.

“Como marco dos 20 anos, o serviço está em ampliação e passará a contar com boletins focados em conteúdos de interesse dos municípios, por meio do Repórter Assembleia Regional", explica a gerente. 

Coronavírus muda rotina de trabalho

A meta do Repórter Assembleia Regional é alcançar em torno de 60 emissoras ainda não atendidas pelo serviço, com notícias sobre como o trabalho dos deputados afeta as regiões de Minas Gerais. As transmissões ao vivo do produto tiveram início em março, em caráter experimental, mas foram interrompidas devido às limitações impostas às rotinas funcionais do setor, por causa da pandemia da Covid-19.

Já a produção do Politiza, podcast da Rádio Assembleia, ganhou fôlego devido ao coronavírus. Lançado em janeiro, com o slogan "Tudo é política, mesmo quando parece que não é”, o produto tem abordado questões sobre a pandemia. 

Parceria com rádios do interior é destacada

 

Rádio completa 20 anos de informação sobre o Legislativo Mineiro

No ano passado, uma pesquisa realizada pela Rádio Assembleia avaliou o perfil das emissoras de rádio em Minas Gerais. O objetivo foi coletar dados para orientar o trabalho desenvolvido pelo setor há 20 anos. 

Das 254 respostas, 85,75% (217 emissoras) afirmaram conhecer a Rádio Assembleia. Desse total, 80,7% disseram utilizar os áudios, sejam ao vivo ou gravados.

A Rádio 107 FM, de Miraí (Zona da Mata), é parceira da Rádio Assembleia desde 2007. O apresentador da emissora, Vicente Felício, ressalta que as informações enviadas pelo Legislativo mineiro fazem parte do quadro de maior audiência de sua programação. 

Esse trabalho conjunto também é destacado por Edgard Hubner, da Rádio Viva, de Lajinha (Zona da Mata). “Agradecemos a parceria com a Rádio Assembleia, firmada há mais de quatro anos, trazendo informações importantes para a população a respeito dos trabalhos legislativos”, diz.

Élson Zamora, da Rádio Viva Voz FM, de Limeira do Oeste (Triângulo Mineiro), também ressalta a importância da emissora do Parlamento para levar informação à sua localidade. Parceiros desde 2009, o locutor parabeniza a Rádio pelos 20 anos de sucesso, “levando alegria e informação para nossa região”. 

Serviços - Atualmente, a Rádio transmite notícias ao vivo para 240 emissoras comerciais, educativas e comunitárias, podendo alcançar mais de 400 cidades mineiras. Oferece ainda o serviço de envio de áudios por e-mail, WhatsApp e pelo Portal, totalizando 900 emissoras cadastradas. 

Outra proposta é a rádio on-line com streaming no Portal, programação musical e informativa 24 horas, distribuída em diversas plataformas digitais.

Até 31 de dezembro do ano passado, haviam sido produzidas 4.750 edições do Correspondente Assembleia. Em 2019, foram transmitidos 44 mil boletins para rádios parceiras em tempo real, 13.460 áudios foram baixados e 30 mil áudios executados pela página no Portal.

Fonte : Rádio ALMG