16° C
min 14° | máx 25°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Clique
07:00 às 09:00 - Bom Dia Família
Apresentação
Renata Duarte

Notícias

Vacinação contra a gripe é prorrogada e vai até 30 de junho em Paraíso

02/06/2020

.:: vacinacao_contra_a_gripe_e_prorrogada_e_vai_ate_30_de_junho_em_paraiso_45291_1_pt.jpg ::.

O Ministério da Saúde anunciou no final de sexta-feira (29/5), a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que agora vai até o dia 30 de junho. A campanha teve três fases, sendo que a terceira fase (dividida em duas etapas) iria até o dia 5 de junho. Porém, o baixo índice de vacinação de grupos prioritários motivou a prorrogação da campanha em todo o país. No entanto, em São Sebastião do Paraíso o índice de vacinação está próximo de alcançar os 90% preconizado para todos os públicos previstos o que deve ocorrer até o fim do período estabelecido para a imunização.

Os grupos prioritários da terceira fase são formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade. De 77,7 milhões de pessoas que fazem parte desse público, apenas 63,53% receberam a vacina. O Ministério da Saúde espera, com a prorrogação, alcançar mais 28,3 milhões de pessoas. Em Minas Gerais, conforme divulgação da Secretaria de Estado da Saúde mais de dois milhões de pessoas que fazem parte dos grupos de risco ainda não se vacinaram.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, porém, neste momento, ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde, já bastante demandados por conta da epidemia do novo coronavírus. Até o momento, 74,9 milhões de doses da vacina já foram distribuídas aos estados para garantir a imunização do público-alvo da campanha. Os professores, parte do grupo prioritário, devem apresentar o crachá funcional para comprovar o vínculo com alguma instituição de ensino.

Em Paraíso, de acordo com a coordenadora da Vigilância, Daniela Cortez, a expectativa era de que a campanha iria até 5 de junho e todas as salas de vacinação continuam funcionando normalmente. "A recomendação é para que as pessoas façam o agendamento prévio para evitarmos aglomerações e para que tenhamos uma organização no atendimento de todos os públicos", observa.

Além do Posto de Puericultura a vacina pode ser encontrada nas Unidades de Saúde instaladas no bairro São Judas Tadeu, Vila Formosa e no Distrito de Guardinha. O contato pode ser feito pelos telefones 3539-1080 ou 98868-7981.

No último balanço divulgado Paraíso tinha superado em 16% o total de idosos que deveriam ser vacinados, ultrapassando a casa de 10 mil. Nos demais grupos o índice que estava em torno de 80% pode ter aproximando-se da meta preconizada de alcançar 95% de cada público. 

Com o fechamento do mês de maio um novo balanço deverá ser realizado nos próximos dias e a expectativa com a nova prorrogação do prazo até o fim de junho é de que todos que ainda não se vacinaram tenham mais oportunidade de comparecer as salas de vacina.

 

FONTE : JORNAL DO SUDOESTE