14° C
min 14° | máx 25°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Clique
06:06 às 06:59 - Manhã Sertaneja
Apresentação
05:00 às 07:00 - Manhã Sertaneja
Apresentação
Kid Colorado

Notícias

Sinrural realiza leilão virtual

27/05/2020

.:: sinrural_realiza_leilao_virtual_45024_1_pt.jpg ::.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural) migrou o tradicional leilão misto de animais para a internet por conta da pandemia do novo coronavírus (codiv-19). O leilão virtual pode ser acompanhado pelo YouTube e os compradores poderão dar lances pelo WhatsApp.

O leilão misto, onde são negociados animais de corte e de leite, que antes era realizado presencialmente no Parque de Exposições Adolfo Coelho, é transmitido no canal do YouTube da Multpix Marketing & Produtora, empresa responsável pela filmagem. Os leilões são realizados quinzenalmente, sempre às 19h das terças-feiras, e o próximo será no dia 2 de junho.

Para participar do leilão, como informou o presidente do Sinrural, Darlan Esper Kallas, os vendedores e compradores precisam ser cadastrados no sindicato. O vendedor faz a inscrição dos animais e os apresenta, um dia antes do leilão, no parque de exposições, onde os animais serão e passarão por cuidados. Já os compradores podem visitar o gado, no local, no dia do leilão das 8h às 17h, mas os lances são feitos através dos telefones (35) 3529-2667 e pelo WhatsApp 998 020 161.

O fator que trouxe uma confiança é que o gado que vem para o leilão é pesado, então o comprador recebe, por catálogo, todas as informações dos animais antes porque a qualidade você vê na imagem, mas o peso não é tão fácil de ser calculado. O leque de compradores aumentou muito e a participação no leilão virtual tem sido grande, são de 400 a 500 compradores que assistem”, pontuou.

Ainda segundo o presidente, todo o processo é feito de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde para prevenção da covid-19. Para evitar a aglomeração de pessoas, são distribuídas senhas para os compradores na visitação. Na hora do leilão, menos de dez pessoas estão presentes no local. Além disso, o sindicato possui o alvará da Prefeitura Municipal, do grupo gestor da covid-19, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Polícia Militar.

Kallas afirma que a proposta virtual tem dado certo. O primeiro certame foi realizado no dia 28 de abril 97,3% dos 404 animais foram vendidos. No segundo, realizado no dia 19 de maio, 637 animais foram a leilão e todos foram arrematados, atingindo a marca inédita de 100%, segundo o
sindicato.

O leilão virtual é uma alternativa para quem precisa vender e comprar neste momento de pandemia. Juventino Gonçalves Junior, pecuarista, tem o hábito de comprar e vender nos leilões do Sinrural e comentou que

“está funcionando bem, está organizado e vendendo bem. É uma boa opção para todo mundo que precisa vender e comprar. Na próxima terça-feira, vou levar alguns animais para vender, o momento, o preço e a procura estão boas”.

O pecuarista Antônio Carlos da Silveira também está acompanhando virtualmente. Como comprador, afirmou que está sendo melhor do que o presencial, pois acaba sendo mais prático e rápido, já que o processo de compra é feito todo da sua casa.

.

FONTE : FOLHA DA MANHA