19° C
min 13° | máx 27°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Notícias

Escola Municipal Roque Scarano realiza aula inaugural da Constituição em Miúdos

09/08/2019

.:: escola_municipal_roque_scarano_realiza_aula_inaugural_da_constituicao_em_miudos_40111_1_pt.jpg ::.

A Escola Municipal Roque Scarano realizou hoje a aula inaugural da Constituição em Miúdos com os alunos do 5º ao 8º anos do ensino fundamental. Além de falar sobre a proposta do estudo da obra, a Escola do Legislativo participou do evento para apresentar a Gincana do Saber Mirim, competição regional que utiliza o conteúdo estudado para testar o aprendizado dos alunos sobre a Constituição Federal.

Depois de conhecer o projeto, os pequenos foram desafiados com quatro perguntas para avaliar seus conhecimentos e estimulá-los a estudar com afinco o material, que será disponibilizada à rede pública de ensino de São Sebastião do Paraíso pela Escola do Legislativo Prefeito Alípio Mumic, da Câmara Municipal.

Neste ano, dois alunos foram selecionados para representar a escola na etapa municipal da Gincana do Saber Mirim. A dupla que for melhor colocada será a representante do município na etapa regional, que acontecerá em novembro, em São Lourenço.

O diretor da Escola do Legislativo, vereador Vinicio Scarano (SD), falou com os estudantes sobre a importância da participação e do conhecimento sobre política, erroneamente estigmatizada como algo ruim. "A partir dos 16 anos vocês já votam. Se vocês souberem muito bem em quem votar, isso é um grande passo para termos pessoas boas na política. Pesquisem, conheçam o histórico dos candidatos, se eles têm competência para gerir o dinheiro público que mantém essa escola, a saúde, a segurança... A Constituição em Miúdos dará oportunidade para que vocês tenham esse conhecimento, e isso é muito importante porque a política é o maior instrumento para melhorar a qualidade de vida de todos nós", aconselhou.

A diretora da Escola Municipal Roque Scarano, Carla Maria Silva Bárbara, agradeceu a presença. "Estamos muito felizes, esta escola é pioneira no lançamento do projeto. Ele será de grande valia. Nós gostamos muito e abraçamos a ideia, estamos todos entusiasmados".

Para a assessora pedagógica do Ensino Fundamental II, Marília de Souza Neves, que representou a Secretaria Municipal de Educação no evento, a Constituição em Miúdos é uma valiosa oportunidade de exercício da cidadania. "Por meio desse projeto, os alunos terão a oportunidade de estudar mais sobre seus direitos e deveres, conhecer o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ampliando sua visão acerca da importância da politização do indivíduo. Pela relevância do tema, a Secretaria Municipal de Educação possibilitou que tal projeto fosse implementado nas nossas escolas municipais, tornando-se parceira desse trabalho que tende a dar bons frutos, afinal, a escola é um espaço que oportuniza reflexões múltiplas”.

A professora Ana Carolina Bonacini está coordenando a preparação dos alunos Adria da Silva Gonçalves e Isabelly Cristina de Souza para a Gincana do Saber Mirim.  Ela ressaltou a  importância da formação pessoal e cidadã que o projeto oferece aos jovens. "Eles são a esperança para a construção de uma nova política, que é um grande instrumento de transformação social, desde que seja praticada com o objetivo de oferecer uma vida melhor às pessoas", opinou. Nas próximas semanas, a Escola do Legislativo visitará as demais instituições de ensino municipais para participar das aulas inaugurais da Constituição em Miúdos e falar sobre a Gincana do Saber Mirim.

Fonte: Assessoria de Comunicação