21° C
min 16° | máx 29°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Dicas

Dicas de organização da Marie Kondo

1. Desapegue
 
Para começar a arrumação, você precisa, primeiramente, desapegar. E, segundo Marie, guardar apenas aquilo que te faz feliz. Sabe aquela roupa que não te serve mais e que você está esperando para poder usar novamente? Descarte. O cartão de Natal que você ganhou do ex-namorado em 2000? Descarte. Dê embora, inclusive, aqueles livros que você comprou e não leu (e sabe que nem vai ler). Junte tudo o que você não usa mais – e não vale guardar e dar a desculpa de que poderá ser útil no futuro – e descarte!
 
2. Sem roupas de casa
 
Outra dica valiosa de Kondo é: doe todas as roupas que você usa para “ficar em casa”. O motivo? Elas ocupam mais espaço que o necessário, além de que, se você fica pouco tempo em casa, é provável que use poucas roupas velhas, ou até mesmo pijamas.
 
3. Jogue fotos
 
Pode ser difícil, mas para conseguir concluir a tarefa com sucesso, você precisará se desfazer até de fotos. Desfaça-se do passado foque na pessoa que você é hoje. No entanto, nos dias atuais, essa tarefa é muito mais fácil, já que você tem a opção de digitalizá-las no computador e guardá-las em um pendrive
.
4. Não compre!

Para organizar, não é preciso comprar. Então, não gaste dinheiro comprando armários, cabideiros e organizadores. Quanto menos itens você tiver em casa, melhor. E lembre-se: a ideia é descartar, e não acumular.

5. Evite fazer pilhas

Ao arrumar gavetas, é normal que as roupas acumulem e formem pilhas. Mas, para Kondo, não! O essencial é que as pilhas de roupas sejam evitadas ao máximo (e, se possível, abominadas) nas gavetas. Isso porque, no momento em que você for retirar uma peça de baixo, todas elas ficarão bagunçadas e você vai precisar organizar novamente. E você também pode se esquecer de alguma peça que está embaixo e não usá-la.

6 . Arrume por categoria
 
Vai arrumar o quarto e depois a cozinha? Esqueça! Para Marie, você deve arrumar os objetos de acordo com sua categoria. Por exemplo: “agora vou arrumar minhas roupas” ou “preciso arrumar meus livros”. E seja esforçada para deixar esses objetos em um lugar só.
 
7. Faça com calma
 
Separe um dia de folga para que você possa fazer todas as tarefas com calma. E o mais importante: faça isso sozinha! Não deixe as pessoas com quem você mora verem os objetos que você está descartando.
 
8. Crie um hábito
 
Por mais que você chegue cansada do trabalho, separe uma hora do seu tempo para arrumar novamente aquilo que foi desordenado durante um dia. Se você adotar esse método, a arrumação ficará muito mais simples e o descanso será mais gostoso. Além de que, nos fins de semana, você terá seu tempo completamente livre para passar com família e amigos
 
9. Agradeça
 
Kondo afirma que tudo o que está em nossa casa nos faz feliz de alguma maneira. Então, assim que descartar os objetos, agradeça a utilidade deles em sua vida e por eles terem te alegrado.
 
10. Não espalhe
 
Após a arrumação estar completa, não espalhe mais objetos pela casa. E caso aconteça de alguma coisa estar fora do lugar, coloque-a no lugar imediatamente ou assim que terminar de usá-la. E aproveite a plena organização do seu lar!
 
Fonte: Alto Astral