18° C
min 16° | máx 29°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Dicas

Receitas ecológicas para limpeza

Como fazer Tira - Limo caseiro

Ingredientes:

  • 01 colher de Bicarbonato de Sódio
  • 100ml de Detergente líquido para louças
  • 2 colheres de cloro (eu recomendo o Veja 2 em 1 – com cloro ativo, é menos agressivo e o cheiro característico de cloro é mais suave)

Preparo:

  1. Dissolva o Bicarbonato de Sódio em meia xícara de água, de preferência, morna.
  2. Acrescente o detergente, misture bem.
  3. Adicione o cloro, torne a misturar.
  4. Despeje a mistura em um frasco de 500ml, com gatilho e complete sua capacidade com água fria. 
  5. Agite e use nos rejuntes com limo. Borrife e deixe agir por uns 3 minutos, esfregue e enxágüe bem.

Como fazer um fluido revitalizador para painel automotivo

Prepare você mesmo(a) um limpador e revitalizador das partes plásticas escuras e queimadas pelo sol do seu carro, usando ingredientes naturais e baratos:

Ingredientes:

500ml de álcool de cereais + 150ml de glicerina + 30ml de essência de sua preferência (opcional).

Adicione o álcool num frasco com borrifador e, em seguida, a glicerina líquida. Misture bem. Se quiser adicionar um aroma pingue as gotinhas da essência e agite.

Pulverize o fluído em um pano limpo e seco (evite borrifar diretamente no painel). Pode ser usado nos bancos de couro e em todas as partes plásticas escuras do veículo, internas e externas. Não brilha muito, não fica grudento, apenas com aparência mais escura, de limpeza.

Nota: Pode ser usado o álcool comum, porém, após algum tempo pode ressecar as superfícies.

Como preparar detergente líquido para lavanderia

  • Ingredientes: 2 barras de sabão de coco + 1 xícara de sabão em pó + 2 xícaras de Bicarbonato de Sódio ou 1 xícara de Bórax + água + essência (opcional) – sugestão: limão ou coco (que pode ser aproveitado na cozinha).
     
  • Rale o sabão em barra. Aqueça 12 copos de água em uma panela e adicione o sabão ralado. Mexa até dissolver bem.
     
  • À parte, misture o detergente em pó e o bicarbonato de sódio ou o bórax. Adicione essa mistura na panela e mexa com uma colher de pau até ficar tudo bem dissolvido. Retire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco.
     
  • Em um balde com capacidade para cinco litros, adicione 8 copos de água fria. Despeje a mistura quente de detergente líquido no balde de água fria. Mexa bem. Acrescente cerca de 30 gotas da essência concentrada na mistura e mexa bem.
     
  • Deixe descansar por uns 15-20 minutos e adicione mais 2 litros de água. Misture bem e deixe em repouso por 24 horas até tomar consistência.
     
  • Filtre possíveis resíduos (pedacinhos) de sabão e engarrafe.

Como preparar um detergente para louças

Num frasco vazio adicione 1 xícara de Detergente comum para louças + 1 xícara de Vinagre Branco de Álcool + 1 xícara de água. Feche e agite (não mexa) e está pronto para usar! Além de econômico tem alto poder desengordurante!

Flanela Lustra-Móveis

  • Em uma bacia misture lustra-móveis cremoso com um pouco de água, na proporção de ¼ de xícara de água para cada xícara do produto.
     
  • Molhe flanelas brancas bem limpas saturando-as bem. Esprema levemente o excesso do líquido e coloque-as na máquina de lavar para centrifugar. Use em seguida.
     
  • Ao sair da máquina você tem panos na umidade certa para limpeza sem deixar marcas de plumas e água e ainda manter suas superfícies sem resíduos de produtos.
     
  • A “Flanela Lustra-Móveis também serve para manter os metais (torneiras, registros) sempre brilhantes, sem arranhões e sem marcas de água. Sempre que necessário limpe as torneiras cromadas, inclusive as douradas, toalheiros, puxadores, porta-papel, etc. com a “Flanela Lustra-Móveis”. O resultado é excelente!

Detergente multiuso

Ingredientes: 1 copo (requeijão) de soda cáustica em escamas + 1 copo (requeijão) de água fria + 1 litro de álcool (use o de Posto) + 1 litro de óleo usado e coado + 1 copo (americano) de suco de limão china + 1 copo (requeijão) de Detergente para louças, neutro + 4 colheres de açúcar cristal + 4 litros de água fervente.

Preparo: Dissolva a soda na água fria, acrescente o óleo e o álcool e bata até virar um gel. Adicione o detergente, o limão e o açúcar, misture bem. Vá acrescentando a água fervente e misturando até ficar na consistência desejada, em pasta ou líquido. Se quiser, acrescente mais água fria. Deixe descansar por alguns dias antes do uso.

Para facilitar o preparo, você pode bater todos os ingredientes no tanquinho de lavar roupas. O resultado é excelente!

Indicações e Instrução de Uso: com baixo teor de soda cáustica e alto teor de limpeza pesada e diária de todos os tipos de pisos, calçadas, azulejos, banheiros, móveis plásticos, esmaltados, vinil, panos de limpeza, remoção de cera, etc. Fácil de enxaguar e não deixa resíduo.

Para limpeza de piso, dissolva levemente o detergente em água, espalhe no local com um pano ou vassoura de pelo. Deixe agir por uns 5 minutos e enxágüe.

Em superfícies, rejuntes ou pisos encardidos, adicione o PÓ CLAREADOR PARA ROUPAS BRANCAS E COLORIDAS na água e o Detergente, espalhe, deixe agir por alguns minutos e esfregue o local.

Pasta para limpar alumínio e inox

Ingredientes:

750ml de água
1 barra de sabão de coco
1 barra de sabão comum de cor amarela
½ xícara (chá) de açúcar cristal
5 colheres de detergente líquido
½ xícara (chá) de vinagre de maçã
2 colheres de glicerina (pode ser a bi-destilada)
3 colheres (sopa) de limpa alumínio industrializado
4 colheres (sopa) de limpador para metais (tipo Brasso ou Silvo)
1 colher (sobremesa) de essência de maçã verde (opcional)

Preparo:

  1. Rale o sabão (no lado bem grosso do ralo). Adicione a água em uma panela (pode ser inox, esmaltada, alumínio batido ou antiaderente), e leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione o sabão ralado. Misture com uma colher de pau e abaixe o fogo. Vá mexendo de vez em quando, com cuidado para não derramar até derreter o sabão por completo.
  2. Com a panela ainda no fogo, adicione o detergente e o açúcar, deixe ferver por um minuto e desligue.
  3. Acrescente o vinagre e o limpa-alumínio. Misture bem e despeje a mistura em uma bacia plástica.
  4. Depois de fria e já com consistência bem firme, acrescente a glicerina, o limpador de metais e a essência (opcional).
  5. Bata a mistura por uns 30 segundos com a batedeira. Acondicione em potinhos plásticos e coloque uma etiquetas. A validade é de 3-4 meses. 
  6. A pasta inicialmente fica com consistência mole, mas após 24 horas torna-se firme.
  7. Aguarde as 24 horas e depois use.

Instruções e dicas de uso:

Espalhe a pasta com o auxílio de uma esponja e deixe descansar por uns 2-3 minutos. Depois esfregue uma esponja de aço e enxágue bem.
Nos utensílios de inox ainda novo, com o brilho natural de fábrica, use uma esponja macia.
Para evitar marcas de respingos no alumínio ou inox depois de seco, enxugue o utensílio com um pano limpo logo após seu enxágüe.

Como fazer um amaciante para roupas

Veja como é simples preparar um amaciante sem agentes químicos, à base de vinagre, bicarbonato de sódio e um condicionador para cabelos, para amaciar e perfumar naturalmente seu vestuário! Além de barato você irá se surpreender com os resultados!!!

Ingredientes:

  • 06 xícaras de Água quente;
  • 1/2 xícara de Bicarbonato de Sódio
  • 03 xícaras de Vinagre Branco de Álcool;
  • 02 xícaras de Condicionador Suave, de preferência, o neutro.
  • 01 colher de Essência de sua preferência (Opcional).

Preparo: Bata o bicarbonato de sódio na água quente, de preferência, no liquidificador. Misture o condicionador e misture, sem bater, até dissolver bem. Adicione o vinagre e a essência, torne a misturar. Guarde em recipiente com tampa.

Instrução de uso: Para usar na máquina, adicione a mesma quantidade de uso do amaciante industrializado.

Fonte: Dicas da Zezé