21° C
min 16° | máx 29°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Dicas

Dicas de cozinha

COMO EVITAR O RESSECAMENTO DA CARNE ASSADA

Quando assar frango ou lombo de porco evite adicionar o vinagre ou limão no tempero antes de levá-los ao forno.

Se quiser, substitua esses ingredientes pela laranja ou abacaxi.

O limão pode ser acrescentado no prato já pronto.

COMO DEIXAR SALGADINHOS FRITOS BEM CROCANTES

Ao fritar salgadinhos como coxinha, bolinha de queijo, croquetes... evite colocar muitos de uma só vez na panela.

Caso contrário, o óleo irá abaixar a temperatura, estourar os salgadinhos e ainda deixá-los encharcados de gordura!

COMO ESTOURAR PIPOCA E APROVEITAR O MÁXIMO DO MILHO

Antes de fazer pipoca na panela, mergulhe o milho em água por 10 minutos. Escorra a água, e em seguida jogue-a na panela. A umidade vai ajudar o milho estourar mais rápido, ficar mais macio e deixar menos ‘piruás’, que não servem para nada.

COMO AMACIAR A MANTEIGA GELADA RAPIDAMENTE

Coloque uma tigela aquecida sobre a manteiga. Aqueça a tigela com água quente, ou esquente-a (com água) no microondas.
Pronto, você não precisa mais ficar ‘cavando’ a manteiga!

COMO FAZER VÁRIOS MISTOS OU QUEIJOS QUENTES DE UMA SÓ VEZ NO FORNO

Prepare o sanduíche normalmente, e arrume-os lado a lado em uma assadeira. Cubra-os com outra assadeira e leve ao forno preaquecido. O resultado é um pão levemente tostadinho dos dois lados e um recheio bem quentinho!

COMO CONSERVAR A SALADA PRONTA POR ATÉ 12 HORAS

Em um recipiente, de preferência de vidro ou louça, coloque o molho. Em seguida, adicione os legumes e vegetais mais firmes, como cenoura, rabanete, etc. Acrescente as folhas de sua escolha e cubra com papel toalha levemente umedecido. Deixe na geladeira, e consuma num período de até 12 horas!

O QUE FAZER PARA O BOLO NÃO GRUDAR NO CENTRO DEPOIS DE ASSADO

Você já percebeu que quando o bolo é assado na forma sem furo central, geralmente ele gruda no centro?

Para evitar que isso ocorra, ponha uma tira de folha de papel aluminio atravessada na forma antes de colocar a massa. Deixe as pontas para fora e puxe-as para retirar o bolo depois de assado.

OMO AMOLECER O BOLINHO AMANHECIDO E DURO

Bolinhos em geral, pão doce... endurecem rapidamente, mesmo aqueles que ainda estão na validade mas podem ser consumidos sem danos para a saúde. 
Aproveite as sobras dessas guloseimas, devolvendo-lhe a suavidade: Mergulhe um a um no leite e leve-os ao forno preaquecido em um tabuleiro por alguns minutos. Eles se renovam e criam uma casquinha gostosa em cima!

COMO DEVOLVER O SABOR CROCANTE DA BOLACHA AMOLECIDA

Bolachas amolecidas podem voltar a ser crocantes se distribuidas em um tabuleiro e levadas ao forno por alguns minutos.

A dica vale também para o micro-ondas. Espalhe as bolachas num recipiente que possa ir ao micro-ondas, sem sobrepô-las. Programe-o por 30 segundos na potência alta.

Esses métodos também funcionam para recuperar os cereais amolecidos. Experimente!

COMO REMOVER A SEMENTE DA ROMÃ FACILMENTE

Encha uma tigela grande com água. Corte a romã ao meio. Segure a metade da romã debaixo da água na bacia e esfregue os dedos para remover as sementes.

polpa comestível irá flutuar para o topo, enquanto que as sementes irão afundar, tornando mais fácil de separar.

COMO MANTER O AÇUCAR MASCAVO SEMPRE SOLTINHO

Para um armazenamento seguro, sem surpresas na hora do uso - todo empedrado, coloque o saco original do açúcar mascavo dentro de um outro saco plástico e retire o máximo de ar possível. Guarde no armário.

COMO MANTER O SORVETE SEMPRE MACIO NO FREEZER?

Veja um método simples, prático e eficiente para manter o seu sorvete preferido sem aqueles cristais de gelo que além de deixar a sobremesa dura, ainda interfere no sabor:

Depois de aberto, mantenha o pote em um saco plástico. De preferência use aquele ziploc (com fecho). Experimente!

COMO CORTAR O PÃO CORRETAMENTE

Nosso primeiro impulso é cortá-lo sempre no lado crocante, ou seja, a parte de cima. Com isso, geralmente o pão é esmagado. Tente fazer o contrário - vire o pão de cabeça para baixo e corte o lado mais macio (a parte que fica no tabuleiro). Isso evita que o pão seja esmagado e é mais fácil de cortar.

COMO LIMPAR O MILHO VERDE

Para facilitar a remoção dos 'cabelos' que ficam grudados na espiga, use uma escovinha de dentes. Adquira uma escova barata ou desinfete aquela que já foi usada com água oxigenada.

COMO PREPARAR UM BACON SEQUINHO, LIVRAR-SE DE GRANDE PARTE DA GORDURA... E NO MICRO-ONDAS! 

Coloque duas ou três folhas papel toalha em um prato. Espalhe as fatias de bacon inteiras ou em pedacinhos sobre o papel. Cubra o prato com mais papel toalha para não suj...ar seu aparelho. Leve ao micro-ondas por 1 minuto, na potência alta. Se necessário, troque o papel toalha que está forrando o prato (encharcado de gordura!!!) e torne a levar ao micro por mais 30 segundos. Esses segundos a mais vai depender do micro-ondas. Fica tostadinho e crocante!!!

COMO PREPRAR UM FLUÍDO PARA LAVAR FRUTAS E VEGETAIS

Com a ênfase atual sobre o consumo de frutas e vegetais, surge a preocupação sobre resíduos de pesticidas que permanecem nas superfícies e na produção dos alimentos.  Assim, antes do consumo é prudente fazer uma desinfecção segura e cuidadosa em casa – mas não apenas com água!

Aqui você tem duas opções caseiras e baratas, que substituem de forma satisfatória os fluidos industrializados, envolvendo o Vinagre que, devido ao ácido acético, mata as bactérias, remove odores e sujeiras de manuseio, transporte e resíduos de pesticidas com eficácia.

Opção 1: Em um frasco spray (novo e limpo), misture ½ xícara de vinagre branco de álcool + 4 colheres (sopa) de sal + 2 copos de água filtrada. Aplique diretamente nos alimentos e deixe agir por alguns minutos para melhor eficácia. Depois enxágüe e prepare a gosto. Não afeta o sabor do alimento. Mantenha o frasco na geladeira.

Opção 2: Misture 1 copo de água filtrada + 1 xícara de vinagre + 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio + 2 colheres de suco de limão. Em função do ‘fizzing’ que se forma na mistura de bicarbonato e vinagre, para evitar derramamentos, prepare a mistura em um recipiente e só depois despeje no frasco. Mantenha o fluído na geladeira.

COMO FAZER FORMINHAS ESPECIAIS PARA GELATINA

RECICLE... REINVENTE... Que tal servir a gelatina em forma de flor!!! Basta transformar o fundo das garrafas plásticas de refrigerante em forminhas!!! Depois de gelada, desenforme as flores de gelatina e sirva! É simples assim!!!

COMO DEIXAR O SAL SEMPRE ‘SOLTINHO’ NO SALEIRO - DICA INFALÍVEL!!!

Leve uma frigideira ou panela pequena ao fogo e deixe esquentar levemente. Evite o alumínio – prefira a de inox ou antiaderente. Abaixe bem o fogo, adicione o sal e mexa durante 2-3 minutinhos. Com esse procedimento o sal desidrata e não gruda no recipiente!

COMO REPELIR AS FORMIGAS DO AÇÚCAR

TEM FORMIGA NO AÇÚCAR??? Coloque um sache feito com gaze e cravo-da-índia dentro do pote. Faça a troca do sache a cada 3-4 semanas para renovar o cheiro.

COMO ESTOURAR PIPOCA COMUM AMANTEIGADA NO MICROONDAS!

O trabalho pode ser maior um pouquinho do que se tivesse estourando a pipoca pronta para microondas vendida no supermercado... mas o custo é menor e o sabor é simplesmente delicioso!!!
O tempo de preparo pode variar um pouco de acordo com o microondas - entre 2 e meio a 3 e meio minutos. Terá que testar. Comece com menos e depois vá aumentando gradativamente, de 5 em 5 segundos, até descobrir o tempo perfeito para o seu microondas.
Se acontecer um incidente e queimar sua pipoca, não se desespere deixei aqui a dica para se livrar dos odores!!! Mas vamos encerrar os ‘blábláblás’ e partir para a prática:

Você vai precisar de:

  • 1 tabletinho de manteiga com sal - mais ou menos 1 colher de sopa cheia (evite usar a margarina, o resultado do sabor não é o mesmo!)
  • ½  xícara de milho de pipoca
  • Saco de papel (pardo ou branco)
  • Papel-manteiga (bastante usado na cozinha)
  • Grampeador

Forre o fundo e as laterais do saco de papel com o papel manteiga. Adicione o milho de pipoca e coloque manteiga por cima. Dobre bem as pontas e grampeie (1 grampo de cada lado do saco).

Vire um prato de cabeça para baixo em cima do prato giratório de seu micro. Coloque o saco por cima e programe seu microondas, sempre começando com o mínimo de 2 minutos e meio até atingir o tempo certo.

ALERTA: Ao abrir o saco, cuidado com o calor no rosto e mãos... pode causar queimaduras!

Nota: Se você quiser estourar a pipoca sem manteiga, não é necessário revestir o saco com papel manteiga.

COMO ASSAR UM FRANGO SUCULENTO

Se o seu frango assado sai do forno muito ressecado, não desanime. Da próxima vez, recheie-o com uma maçã antes de levá-lo ao forno. Quando estiver no ponto, jogue fora a fruta e saboreie um frango delicioso e suculento. Se preferir, substitua a fruta por uma cebola. É tiro-e-queda!

COMO EVITAR QUE A ÁGUA DA PANELA TRANSBORDE DURANTE O COZIMENTO

Você sabia que se você colocar uma colher de madeira sobre a panela durante o cozimento a água fervente não irá transbordar? A colher dissipa grande parte das bolhas, impedindo que a água transborde!

COMO AQUECER ARROZ AMANHECIDO

Para deixar o arroz de ‘ontem’ com cara de que foi preparado hoje, despeje-o em um refratário para microondas. Na parte de cima, no centro, coloque uma pedra de gelo para cada duas xícaras (chá) de arroz. Cubra o recipiente com uma tampa própria e leve ao forno, em potência máxima, de três a cinco minutos. Sirva-o como se fosse novo!

COMO SEPARAR A CLARA E GEMA NA FALTA DE UM ´SEPARADOR"?

Na falta de um separador... improvise! Uma colher de servir ou para frituras dá conta do recado!

COMO PROLONGAR A VIDA DOS ALIMENTOS

Para aumentar a durabilidade e o frescor do aipo, brócolis e alface por mais algumas semanas, envolva-os em papel alumínio antes de armazená-los na geladeira. O aipo vai durar até 4 semanas fresco e crocante. O brócolis e as cabeças de alface por até sete semanas!

COMO CONSERVAR FRUTAS E VEGETAIS NA GELADEIRA

Para conservar as frutas e os vegetais sempre fresquinhos dentro da geladeira, forre as gavetas com plástico-bolha. Ele protege a pele fina dos alimentos, como morango, tomate e pêssego, evitando contusões. Uma outra opção para conservá-las frescas por mais tempo na geladeira, é se junto a elas você colocar uma esponja úmida.

COMO CONSERVAR BATATA INGLESA POR MAIS TEMPO

Para conservar a batata ingleza  por mais tempo sem aqueles indesejáveis 'brotinhos', mantenha uma maçã no recipiente em que estão armazenadas!

COMO GELAR A CERVEJA DA MANEIRA MAIS RÁPIDA E FÁCIL POSSÍVEL!

Enrole a latinha ou a long neck em papel-toalha e depois coloque-a embaixo da torneira até absorver bem a água. Em seguida, leve as cervejas para o freezer ou congelador... Porque isso funciona? Quando colocamos o papel molhado em volta da cerveja e levamos ao congelador, por ser muito fino, congela rapidamente e oferece uma ótima superfície de contato com a cerveja. O papel começa a trocar a sua baixa temperatura, pela temperatura mais alta da cerveja, intensificando o processo, que duraria muito mais se fosse feito com apenas o ar frio da geladeira. O ar troca menos calor com a cerveja do que um corpo sólido, onde as moléculas estão agrupadas de forma muito mais uniformes e próximas.

Dica: tomem cuidado, pois dependendo do freezer a cerveja pode gelar numa rapidez absurda, deixando sua cerveja congelada, o que não é legal.

COMO FAZER PARA O PLÁSTICO FILME NÃO EMBOLAR

•Para melhorar o manuseio do filme plástico também conhecido como papel filme ou plástico filme, basta conservá-lo  na geladeira. Pode ser até na gaveta de verduras e legumes. Após o uso guarde-o novamente na geladeira.
•Se de repente precisa usar um rolo novo e que ainda não está na geladeira, coloque-o por 20 minutos no freezer e depois use normalmente.
•O papel fica úmido entre as folhas como se estivesse suado, e isso impede que ele embole, melhorando bastante o manuseio e ainda evita o desperdício.

COMO DESCASCAR OVOS COZIDOS SEM ESFORÇO

OPÇÃO 1 - VOCÊ SABIA? - Se adicionar bicarbonato de sódio na água quando os ovos estão em ebulição, a casca se soltará facilmente!!!!

OPÇÃO 2 - Coloque todos os ovos cozidos em uma vasilha plástica com um pouco de água e tampe. Dê uma chocoalhada pra cima e pra baixo por uns 10 segundos. Quando abrir a vasilha a casca dos ovos vai estar cheia de rachaduras. Comece a descascar os ovos pela parte de cima (pontinha) e veja que a tarefa ficou muito mais fácil.

PORQUE FUNCIONA: em altas temperaturas a membrana interna que fica entre a casca e o ovo gruda na parte de fora da clara cozida. E é isso que torna o ovo difícil de descascar. Ao agitar a vasilha a casca se quebra e a membrana se rompe, deixando espaço para a água e o ar entrarem, separando ainda mais a membrana da casca facilitando assim a retirada da casca do ovo.

COMO USAR O PAPEL ALUMÍNIO - VOCÊ SABE A FORMA CORRETA DE SUA UTILIZAÇÃO?

QUAL O LADO CERTO? O FOSCO OU O BRILHOSO?

. Para cozinhar ou assar um alimento, o lado brilhante deve ficar para dentro, pois, ao fazer isso, ele reflete o calor e contribui para o cozimento mais rápido.

. Para congelar ou refrigerar o alimento, o lado brilhante deve ficar para fora, pois ao refletir o calor (e a luz), preserva melhor o alimento quando abrir o refrigerador.

COMO DEIXAR TAÇAS E COPOS BRILHANTES
 
Se suas peças estão guardadas há bastante tempo, manchadas e embaçadas, precisam de uma boa limpeza, mas com cuidado, já que são bem mais delicadas e frágeis do que outros materiais. 

Para uma boa lavagem, prepare uma mistura com:

  • Uma medida de detergente + uma medida de vinagre branco + três medidas de água quente. Coloque tudo num frasco/garrafa squeeze e agite levemente.
  • Lave as peças com a mistura, esfregando-as com um pano ou esponja que não contenha superfície abrasiva, uma vez que pode danificar a superfície do cristal, perdendo o brilho e uniformidade, e em seguida enxágue.
  • Para uma boa limpeza de cristais mais trabalhados, com entalhes, utilize uma escova com cerdas macias e seque depois com o ar frio do secador de cabelo.

Agora, se estão limpos e você quer apenas enxaguá-las e deixá-las brilhantes:

  • Em 5 litros de água bem morna acrescente três colheres (sopa) de Vinagre Branco.
  • Mergulhe as peças na mistura, retire e coloque-as emborcadas para secar, de preferência, sobre um pano limpo e seco.
  • Passado alguns minutos, vire-as de boca para cima para evitar marcas depois de secas. O ideal é sempre deixá-las secar naturalmente! Se for necessário, use um pano de linho.
Fonte: Dicas da Zezé