22° C
min 19° | máx 29°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Dicas

As 1001 utilidades do limão

Espante os insetos – Formigas, pulgas e aranhas são muito sensíveis ao cheiro. Se quiser espantá-los, misture o suco de um limão com um litro de água e aplique essa mistura ao limpar janelas, vidros, o chão e outros locais que os insetos gostam de se instalar.

Remova machas – O limão pode ser um ótimo aliado para remover manchas de suor, de mofo, de gordura e de vinho em tecidos. Coloque a peça que está manchada de molho em uma bacia com água, em seguida, jogue uma mistura de limão e sal em cima da mancha e esfregue bem. Você também pode utilizar o limão para tirar aquelas manchas amareladas que são causadas pelo uso do desodorante.

Purifique o ar – Ferva em uma panela raspas de limão, canela e bicarbonato de sódio. Coloque o líquido em um pote e use para tirar aquele cheiro de fritura que ficou na sua cozinha após o almoço ou jantar.

Limpe vidros e espelhos – Ferva cascas de limão e misture com água quente. Essa solução pode ser usada para limpar vidros e espelhos. Ao limpar espelhos, é recomendado usar um filtro de papel, aquele que você utiliza para fazer o café.

Alivie a má digestão e a azia – Além de ser usado na limpeza, o limão pode te ajudar a aliviar o mal-estar e aquela sensação de peso no estômago após ingerir alimentos muitos gordurosos. Encha um copo com água, esprema um limão e beba na hora.

Cure a ressaca – Se você exagerou na bebida na noite anterior, o limão pode te ajudar a aliviar aquela sensação terrível da ressaca. Esprema um limão na água morna ou no chá e beba.

Limpando a pia – Misture suco de limão com sal até formar uma pasta. Aplique essa pasta na cuba de metal da pia, esfregue com uma bucha vegetal e enxágue com água.

Lustre objetos de cobre – Coloque um limão no micro-ondas por 10 segundos e depois corte-o na metade. Mergulhe meio limão no sal e esfregue sobre o objeto de cobre que você deseja lustrar.

Limpe pisos e rejuntes de azulejos – Misture o suco de um limão com duas colheres de chá de creme de tártaro para formar uma pasta fina. Aplique essa pasta no rejunte e esfregue com o auxílio de uma escova de dente velha. Depois é só enxaguar.

Dor de garganta – Quando estiver gripado e com dor de garganta, faça um gargarejo usando água morna, sal e meio limão. Outra opção, é fazer um chá com uma colher de mel e uma colher de sopa de suco de limão. O limão ajuda a desinchar a garganta e destrói as bactérias.

Conserve alimentos – Para que frutas como maçã, abacate e pêra não fiquem com aquela cor marrom ao serem partidas ao meio, esprema um pouco de limão nos alimentos que não for consumir na hora. Outra dica é mergulhar as folhas de alface em uma tigela com água gelada e suco de limão durante uma hora. Esse procedimento evita que as folhas de alface fiquem murchas.

Faça a higienização da tábua de corte – Corte um limão ao meio e coloque sal em uma das metades. Esfregue o limão com sal na tábua de corte, depois é só lavar e deixar a tábua para secar.

Fonte: Universo Jatobá