16° C
min 14° | máx 25°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Dicas

Como tirar manchas de mofo das roupas

O mofo aparece por causa do excesso de umidade do ar. Se o seu armário não tem muita ventilação, é recomendado tirar todas as roupas e limpar com água e vinagre para evitar o aparecimento de fungos, no mínimo, uma vez ao mês.

Outra opção são as famosas pedras de naftalina, mas não são todas as pessoas que gostam por causa do cheiro. Elas podem ser substituídas por saquinhos com cravos da índia, que também é ótimo para afastar as traças.

Veja mais alguns cuidados:

– Deixe suas roupas e/ou o armário em um ambiente mais arejado e com ventilação.

– Não guarde as roupas em plásticos. Se não tiver outra opção, procure as embalagens que tenham ao menos a parte de feita de tecido. A roupa precisa respirar!

– Para evitar a umidade no armário, além da naftalina e do cravo, você pode também colocar giz nas gavetas. O cheiro do mofo vai sumir.

Veja mais dicas aqui. 

Antes de tudo, a peça com mofo precisa ser lavada! Se não sair, aplique alguma dessas soluções:

– Ferva a peça em uma solução de duas colheres de chá de bicarbonato de sódio para um litro de água. Deixe por 15 minutos e lave em água corrente.

– Se o mofo já saiu, mas ainda ficou o cheiro, mergulhe-a em uma bacia com água e canela. Ferva um pouco de água e coloque algumas canelas em pau. Antes de mergulhar a roupa, retire a canela e deixe agir por cerca de 20 minutos. Lave em seguida em água corrente.

– Se a peça é uma jaqueta de couro, passe um pouco de vinagre claro em um pedaço de pano e passe sobre as manchas até que elas saiam. Depois passe um pano seco. Para hidratar o couro, utilize óleo de amêndoas ou vaselina em pasta ou líquida. Faça o teste antes, em uma área pouco visível.

Fonte:Universo Jatobá