19° C
min 19° | máx 27°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Dicas

5 macetes para a organização de sua casa

Durante os primeiros dias após uma boa organização (com ou sem a ajuda de um profissional), você sente que sua casa parece um lugar totalmente novo, mas, pouco tempo depois, a bagunça toma conta de tudo novamente. Provavelmente, isso acontece porque você se esqueceu de seguir algumas diretrizes básicas para arrumar os ambientes. Confira cinco regras de organização preciosas para nunca mais ter trabalho na arrumação da casa.

Não adiar a limpeza

Um dos principais segredos dos organizadores profissionais é não deixar a arrumação para depois. Lavar os pratos assim que acabar de comer, dobrar as roupas assim tirá-las da secadora, guardar os sapatos no lugar certo assim que chegar em casa. Táticas simples como essa economizam seu tempo e paciência para limpeza. Isso porque quando você deixa essas atividades simples se acumularem acaba tendo que perder um tempo considerável para executá-las todas de uma vez, além de precisar conviver com um ambiente bagunçado.

Doar e vender

Ao acumular coisas que você não usa em casa, perde espaço e dinheiro, sabia? Para evitar o problema, a dica é se livrar dessas coisas. No caso de roupas em bom estado ou itens mais básicos (como cobertores, toalhas, meias e sapatos), a doação é um bom destino. Já para acessórios e objetos decorativos, por exemplo, que você já não gosta mais, uma boa ideia é vendê-los em brechós e feiras de antiguidade.

Organizar em 5 categorias

Ao começar a organizar as coisas, separe-as em cinco pilhas: ir para outro cômodo, doar/vender, dar/devolver para alguém, jogar fora e lista de espera (em que você deve colocar os itens que não tem certeza do destino que quer dar). O que está nas primeiras quatro caixas, basta direcionar aos locais certos. Quanto à caixa da “espera”, guarde-a – se você não precisar de nada que está ali durante seis meses mais ou menos, pode se livrar dos itens.

Acabar com caixas de papelão

Elas são um verdadeiro convite ao acúmulo de itens inúteis, já que você as encontra com facilidade em qualquer lugar. Para evitar o problema, livre-se dela e utilize apenas caixas de plástico ou madeira com tamanhos menores.

Tempo de organização

Para saber se a organização da sua casa está funcional, faça uma conta simples: quanto tempo você demora para limpá-la quando, por exemplo, vai receber visitas? Se você precisa de mais do que 30 minutos para isso, é sinal de que precisa pensar em outra forma de se organizar e que, provavelmente, está acumulando mais itens do que precisa.

Fonte:www.bolsademulher.com